5 Melhor OCR App Para Android

Usar sua câmera do smartphone para digitalizar documentos não é nada novo. Anteriormente, vimos alguns dos melhores aplicativos de scanner Android para escanear  códigos QR e  cartões de visita . E como você adivinhou a partir do título, o próximo na linha é – melhor aplicativo OCR para Android.

Embora não haja escassez de aplicativos OCR para Android na Google Play Store, encontrar o caminho certo para você pode levar algum tempo. Não se preocupe, nós testamos vários  aplicativos de scanner para Android, alguns deles especificamente para converter imagens de notas manuscritas em texto, enquanto outros que podem fazer muito mais, e ver qual deles é adequado para quais de suas necessidades. Vamos começar.

Melhor OCR App Para Android

1. Lente de Escritório

O Office Lens é um aplicativo da Microsoft que significa que você já sabe que ele será totalmente integrado ao pacote de aplicativos para escritório. Se você não usa o Office 365 ou não é um grande fã dele, há outras opções que discutirei abaixo.

Sim, o Office Lens vem com um poderoso scanner OCR, mas funciona apenas com o OneNote, o Docs, o Excel, o PowerPoint ou o PDF.

Nota: O aplicativo OneNote também vem com a tecnologia OCR integrada, mas use o Office Lens se quiser editar texto no Word ou em outros aplicativos do Office.

A lente Office oferece diferentes ajustes para digitalização de quadros brancos, papéis para impressão, cartões de visita e fotos que ela manipula, ajustando o brilho e o contraste para remover o brilho.

Prós: Você pode salvar tudo no OneDrive e editar o texto convertido no OneNote ou Word. Um must-have para usuários do Office 365. Funciona incrivelmente bem e fácil de usar. Não há anúncios.

Contras: Se você não usa o Office 365, tente outra coisa. O aplicativo é gratuito, mas o MS Suite não é.

Veredicto: Eu recomendaria apenas o Office Lens para 365 usuários. Você não pode dar errado com este aplicativo, se for esse o caso. Fácil de digitalizar, armazenar e pesquisar tudo na nuvem.

Baixar Office Lens (Free)

2. Fada do Texto

O Text Fairy, um dos melhores aplicativos leitores de OCR, faz uma coisa e funciona muito bem. O popular aplicativo OCR é gratuito e não contém anúncios. Uma coisa que o Office Lens não tinha era a capacidade de corrigir o ponto de vista. Digamos que você esteja digitalizando um livro e as páginas estejam dobradas perto do centro, o aplicativo digitalizará e tirará uma imagem e a corrigirá automaticamente.

Isso melhora a precisão da digitalização. Você pode editar o texto extraído e exportá-lo em formato PDF. Ao contrário do Office Lens, ele só funciona com texto impresso, não há suporte a manuscrito. No lado positivo, suporta mais de 50 idiomas.

Prós: Suporta muitos idiomas, corrige automaticamente o ponto de vista e exporta para PDF. Sem anúncios e completamente grátis. Há texto para recurso de voz. 

Contras: sem suporte a caligrafia, sem suporte a aplicativos de nuvem ou de terceiros.

Veredicto: Texto de fadas é um aplicativo fácil de usar com uma interface limpa e design minimalista. Bom para quando você não precisa digitalizar, organizar, pesquisar muitos documentos. Caso contrário, o suporte à nuvem seria melhor. É bom para o trabalho ocasional.

Baixar texto fada (grátis)

3. CamScanner

CamScanner é um aplicativo multiuso que pode ser usado para digitalizar documentos (convertendo imagens em pdf), bem como uma ferramenta de OCR eficaz (convertendo imagens em texto editável), ou assim eles afirmam. Eu testei o aplicativo especificamente para seus recursos de OCR e achei que não era satisfatório.

Os recursos de OCR no CamScanner só vêm com a versão pro, por uma taxa única de US $ 1,99. Depois de digitalizar algumas anotações manuscritas, vi que o aplicativo cometeu alguns erros. A precisão foi menor do que a esperada e não comparável aos gostos de Office Lens ou Text Fairy.

Além disso, você não pode editar o texto digitalizado em um arquivo .txt. Esse recurso está disponível na versão Premium, que vai custar US $ 4,99 / mês.

Prós: Ele vem com uma conta de armazenamento em nuvem para que você possa armazenar tudo lá. O suporte é ótimo e a interface do aplicativo é boa de se ver.

Contras: O OCR é um pouco menos preciso do que outros aplicativos e não há como editá-lo sem assinar o plano premium, que é caro se você usá-lo apenas para o OCR.

Veredicto: Se você já investiu no ecossistema CamScanner, faz sentido atualizar com uma compra e obter seu recurso de OCR. Com isso, você poderá facilmente armazenar tudo na nuvem.

Download CamScanner (US $ 1,99, US $ 4,99 / mês)

4. Google Keep

O Google Keep é um forte concorrente do OneNote e do Evernote com muitos recursos de anotações e armazenamento. Um deles é o OCR. Sendo um aplicativo do Google, ele se integra ao Google Agenda, ao Documentos e a outros serviços do Google. O aplicativo é gratuito e sem anúncios, como todas as coisas que o Google é.

A maneira como funciona é um pouco diferente porque Keep é um aplicativo de anotações minimalista. Você digitaliza uma imagem com texto e depois toca nos três pontos à direita da tela para “pegar o texto” na imagem.

Você pode então adicionar o texto à mesma nota que será editável e pesquisável. Você também pode exportá-lo para o Google Docs. Durante o meu teste, o aplicativo funcionou exatamente como anunciado e não houve erros como no CamScanner.

Prós: o aplicativo é gratuito e sincroniza com outros produtos do Google. Precisão é boa.

Contras:  como o Google Keep não é um aplicativo OCR autônomo, você terá que copiar manualmente o item em um novo documento. Para resolver esse problema, você pode digitalizar documentos usando o Google Drive no seu Android ou até mesmo usar o aplicativo do Google Googles enquanto ele digitaliza o texto e copiá-lo na área de transferência. Como todos eles usam o servidor de nuvem do Google para OCR, o resultado deve ser praticamente o mesmo.

Além disso, o Google Keep precisa de acesso à Internet para processar suas imagens, portanto, certifique-se de ter uma conexão ativa com a Internet.

Veredicto: o Google Keep é um dos melhores aplicativos de scanner OCR para Android, pois tem tudo que você precisa, incluindo armazenamento em nuvem e compatibilidade entre plataformas e sincronização gratuitamente. É mais útil se você precisar de um aplicativo de anotações.

Faça o download do Google Keep (grátis)

5. Scanner de PDF

O PDF Scanner é um scanner de documentos que vem com algumas compras no aplicativo para recursos adicionais, mas a tecnologia OCR é totalmente grátis para uso. Você pode facilmente digitalizar a imagem em busca de texto e convertê-la em PDF. Permite editar o texto antes de salvá-lo.

O aplicativo suporta mais de 100 idiomas no OCR e você não precisa de uma conexão com a Internet para fazê-lo funcionar. Outros recursos incluem assinatura, conversor e scanner.

O OCR funciona bem, mas há muitos anúncios na versão gratuita que me irritaram um pouco. Caso contrário, tudo estava bem.

Prós: o OCR funciona como anunciado com alguns erros, suporta mais de 100 idiomas.

Contras: muitos anúncios arruinaram a experiência.

Veredicto: PDF Scanner é um aplicativo robusto que oferece um scanner OCR gratuito. Se os anúncios são irritantes, você pode atualizar por US $ 2,99 para removê-los.

Baixar Scanner de PDF (grátis)

6. Adobe Scan

A Adobe é uma entidade conhecida quando se trata de documentar aplicativos de gerenciamento, por isso não é surpresa que eles tenham um aplicativo de digitalização também. Aponte a câmera e o aplicativo detectará e digitalizará automaticamente. Com a tecnologia OCR, você pode digitalizar o texto dentro dos documentos. Ele tem um editor embutido para que você possa anotar, destacar e comentar texto nos documentos digitalizados na hora. O Adobe Scan economiza tempo.

O aplicativo tem uma sensação minimalista e vem com 5 GB de armazenamento on-line no site do Acrobat. 5 GB é mais que suficiente, pois os documentos digitalizados geralmente não ocupam muito espaço.

Prós: O é gratuito, funciona muito bem, oferece armazenamento em nuvem de 5 GB e a tecnologia OCR é uma das melhores.

Contras: o Adobe Scan não suporta serviços de armazenamento em nuvem de terceiros. Não consegui encontrar uma opção para salvar como JPEG. Havia apenas PDF.

Veredicto: O Adobe Scan é um aplicativo pequeno e bacana, focado em digitalizar e extrair texto dele. É confiável e gratuito, mas não funciona bem com aplicativos de terceiros.

Download do Adobe Scan (Grátis)

7. Lente Inteligente

O Smart Lens não só permite digitalizar documentos e convertê-los de imagem para texto, mas também pode traduzi-los para outros idiomas. Você pode usá-lo para digitalizar cartões de visita e ele detectará número, nome, ID de e-mail e outras informações e classificá-lo sistematicamente.

Você também pode digitalizar e converter um documento ou imagem com texto em um idioma estrangeiro. Então, você pode usá-lo enquanto viaja para países estrangeiros. Há também um leitor de código QR. A versão pro, US $ 9,99, removerá os anúncios e permitirá que você use o aplicativo para quantas análises desejar.

Prós:  Suporte para idiomas estrangeiros e vem com um tradutor de idioma.

Contras: A única desvantagem é que ele não suporta notas manuscritas como o Adobe Scan e CamScanner.

Veredicto: Lente Inteligente é um bom aplicativo que pode ser útil ao viajar para o exterior, mas a falta de limite de suporte a caligrafia é muito grande.

Download Lente Inteligente (Freemium)

Conclusão: OCR Scanner Apps for Android

Se você é um usuário do Office 365, o Office Lens é a melhor opção para você. Da mesma forma, se você usa muito o Google Docs, o Google Keep é uma ótima opção. Se você é um usuário ocasional que precisa de um bom scanner OCR sem todos os sinos e assobios, o Text Fairy irá ajudá-lo. O Adobe Scan é poderoso, gratuito, funciona com manuscrito e vem com 5 GB de armazenamento.

Se você precisa de um scanner de documentos robusto com recursos de OCR, o CamScanner, apesar de caro e com pouco bugs, ainda é melhor porque oferece muitos outros recursos que você não encontrará em outro lugar.

Related Post